quinta-feira, 26 de março de 2015

O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: O QUE SE ENTENDE POR TECNOLOGIA?

O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: O QUE SE ENTENDE POR TECNOLOGIA?
A palavra tecnologia é de origem grega: tekne e significa “arte, técnica
ou ofício”. Já a palavra logos significa “conjunto de saberes”. Por isso, a
palavra define conhecimentos que permitem produzir objetos, modificar o meio em que se vive e estabelecer novas situações para a resolução de problemas vindos da necessidade humana. Enfim, é um conjunto de técnicas, métodos e processos específicos de uma ciência, ofício ou indústria.Se pensarmos a tecnologia como modificadora do meio onde vivem os homens, devemos pensar que tudo é tecnologia, desde uma pedra (Idade das pedras ou pré-história) usada para utensílios e armas, até os mais modernos computadores da idade contemporânea.
Podemos dizer que não vivemos mais sem a Tecnologia, prestando muita atenção desde o início das aulas 18 de fevereiro de 2015 um dos maiores anseios de todas as turmas é adentrar a sala de Informática da Escola Dom Aquino Corrêa, os jovens (adolescentes) e as crianças constantemente perguntam quando vão poder utilizar a tão sonhada sala de informática da escola? como são os computadores? e imagino também que eles se questionem como serão as aulas neste "novo espaço" ?um ambiente até então novo para os alunos desta unidade escolar.
Enquanto passamos pelo tempo de espera de instalação das máquinas um novo cenário vai se construindo mesmo sem as máquinas estarem prontas para o uso,a tecnologia usada é a escrita e a nossa própria fala, dessa forma vamos tecendo uma comunicação entre os professores e alunos, no dia a dia conhecendo um ao outro, ouvindo, colaborando e buscando atividades, oferecendo Oficinas para a formação dos professores pois tecnologia se faz dessa forma em conjunto podem voltar lá no início do texto e repitam para si mesmo o significado da palavra tecnologia....O professor de tecnologia não trabalha sozinho porque precisa do conjunto,precisa de todos os docentes envolvidos para a construção desse novo ambiente que chegou para ficar e por isso é importante juntos estudarmos novas metodologias e pesquisas de softwares que irão acrescentar a qualidade das aulas.Professores sintam-se convidados a participarem, a visitarem e conhecerem um pouco mais deste espaço Sala de Tecnologia Educacional.
Hoje a tarde foi dedicada a instalação da Lousa Digital, também testes de softwares educativos, tudo está sendo minimamente estudado, pesquisado para ofertar a todos vocês um lado diferente da Tecnologia Educacional.
Lembrando que cada mês será ofertada 2 Oficinas para os professores, portanto busquem se apropriar das ferramentas disponíveis dentro do ambiente escolar.
Aprendi que esperar também é uma tecnologia- do tempo, tudo tem seu tempo.
Atenciosamente: Prof. Denise Boeira. -PROGETEC da Escola Dom Aquino Corrêa.Licenciada em Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul- UEMS.










quarta-feira, 25 de março de 2015

Divulgação das atividades no Blog e Facebook.

Professores que queiram divulgar projetos e demais atividades procurem a professora Denise, na sala de informática, vamos divulgar as aulas, atividades e projetos...lembrando que os projetos podemos divulgar no Portal do professor para acesso da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, vamos divulgar os trabalhos.

Sala de Recursos.

A iniciativa de implantação de salas de recursos multifuncionais nas escolas públicas de ensino regular responde aos objetivos de uma prática educacional inclusiva que organiza serviços para o atendimento educacional especializado,disponibiliza recursos e promove atividades para desenvolver o potencial de todos os alunos, a sua participação e aprendizagem. 
Essa ação possibilita o apoio aos educadores no exercício da função docente, a partir da compreensão de atuação multidisciplinar e do trabalho colaborativo realizado entre professores das classes comuns e das salas de recursos.
Período Matutino a professora da sala de Recursos prof. Psicopedagoga Clinica e Instrucional: Rosenilde Rose Arruda,promovendo atendimento educacional especializado na sala de recursos da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa atendendo as necessidades educacionais dos alunos, oportunizando atividades que permitam a descoberta, inventividade e criatividade.
A Sala de Recursos está disponível nos dois turnos matuino com a prof Rosenilde e vespertino com a prof.Karine.