terça-feira, 20 de novembro de 2018

Equipe de Robótica da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa representou Mato Grosso do Sul em três grandes eventos Científicos e tecnológicos: Ciência Jovem Feira Científica do Recife, Mostra Nacional de Robótica e Expotec.

Os alunos Marco Alija Ramos Agostini e André Alija Ramos Agostini,  integrantes da equipe de robótica da escola Dom Aquino, acompanhados da professora Denise, representaram  MS em 3 grandes eventos científicos de cunho tecnológico : Ciência Jovem em Recife e a Mostra Nacional de Robótica 2018. Na Ciência Jovem, foram selecionados 312 projetos de todos os estados do país e também do Paraguai, Chile, México e Colômbia. A Ciência Jovem aconteceu nos dias 7, 8 e 9  de novembro, no Shopping Rio Mar- Recife. Para os projetos de fora de Pernambuco, o Espaço Ciência ofertou ajuda de custo para um único projeto de cada estado. Conforme informado pela coordenação da Feira, o valor é destinado à escola pública que tiver a maior nota no IDEB.
 Os alunos fizeram demonstrações do trabalho que é desenvolvido na escola, ressaltaram a importância que o projeto de robótica tem para a vida deles, oportunizando aprender com a robótica conceitos que levarão pra toda sua vida pessoal e profissional. Foram 2 dias no Recife e de lá a equipe viajou até João Pessoa onde  ocorreu  a fase Nacional da OBR, LARS e diversas competições.  João Pessoa (PB)  se tornou palco de um gigantesco evento renomado e muito prestigiado com mais de 400 atividades entre palestras, workshops e apresentações científicas.
A apresentação do grupo aconteceu no dia 10 de novembro na Mostra Nacional com 2 projetos o relato da professora Denise na modalidade Mulheres na Robótica e os alunos novamente apresentaram os Robôs desenvolvidos, demonstraram muito bem suas habilidades durante a exposição do trabalho. Os alunos são bolsistas do CNPq ,através da Mostra Nacional de Robótica.
No mesmo espaço, aconteceu a EXPOTEC, um Congresso e Feira de Exposição tecnológica focada na diversidade do conhecimento científico e tecnológico como fator transformador da sociedade, reunindo inclusão digital, software livre, robótica, Web e muita inteligência num mesmo lugar. O objetivo é levar a tecnologia ao alcance das pessoas – desde a especialização daqueles familiarizados com a tecnologia até aqueles que estão à margem da transformação digital.
A equipe da escola Estadual Dom Aquino Corrêa está muito feliz com os resultados obtidos através do projeto de robótica que é uma parceria entre as famílias, os alunos e a soma destes esforços tem gerado resultados valiosos. Ressaltando sempre “O que aprendemos é mais importante do que aquilo que ganhamos”.