quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Projeto de Robótica Educacional desenvolvido na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa de Amambai foi selecionado para representar MS na Mostra Nacional de Robótica em Recife – PE

O projeto de Robótica Educacional que esta em andamento na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa na cidade de Amambai há um ano foi selecionado paraMostra Nacional de Robótica com o artigo intitulado: A Sala de Tecnologia Educacional e a Robótica: ambiente de aprendizagem em busca do desenvolvimento de novas competências e habilidades que será apresentado no evento que acontecerá em Recife-PE nos dias 08 a 12 de outubro.
O acontecimento tem como objetivos valorizar o conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos nas fronteiras entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como artes, humanidades, ciências e inovação, além das áreas técnicas da robótica como a eletrônica, mecânica, computação, desenho e similares, aproximar o jovem da ciência e tecnologia utilizando uma linguagem abrangente e inclusiva, e imergir estes jovens com elevado potencial no âmbito da metodologia científica através da orientação dos alunos de destaque com bolsas de iniciação científica junior (ICJ) do CNPq.
Nesse contexto, a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, tem desenvolvido desde abril de 2015, o Projeto Robótica Educacional organizado como uma atividade extracurricular, que oportuniza aos estudantes uma atividade diferenciada que estimulando a criatividade, a organização e proporcionando o desenvolvimento de uma atividade em grupo onde todos cooperam para o crescimento de suas equipes, utilizam a sala de tecnologia da escola como um novo ambiente de aprendizagem.
 A proposta de inserir a robótica na escola teve início com o Projeto “Vamos Brincar Com a Robótica”, onde o kit inicial de robótica utilizado era bem simples, mas já trazia na proposta à programação e montagem de robôs. Em maio de 2016 foi ofertada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Ponta Porã em parceria com o grupo NERDS da Fronteira da UFMS, campus de Ponta Porã, uma oficina de programação em Robótica. Os alunos passaram então, a utilizar recursos de programação e montagem em níveis mais avançados utilizando kits de robótica modelo Lego NXT e programação linguagem NXC-Legos, programação em blocos Lego 2.0, programação no Scratch e programação em Arduinos.
Participam desse projeto os alunos medalhistas das Olimpíadas Brasileira de Robótica e Informática que conduzem as atividades distribuídos em dois grupos: ensino médio que tem um time formado pelos alunos da equipe E-Robotai  José Eduardo Sesnick de Oliveira, Vinicius Batista Fetter, Nicolas Oliveira Salum, Alisson Mateus Ávila Barros, Luiz Fernando do Nascimento e Giovanna Narimatsu Rangel. O ensino fundamental representado por dois grupos, a equipe Code Blocks e Techno com os alunos Marco Alija Ramos Agostini, Fernanda de Moraes Pereira, Rafael Santana Batista Cabral, Danilo Hiroyuki Harada e Pedro Nobuyuki  Lima Shirota. As equipes reúnem-se na sala de tecnologia da escola em turnos contrários aos de suas aulas  para desenvolverem atividades práticas de robótica e protótipos de  robôs..
Todas as atividades são coordenadas pela PROGETEC da unidade escolar professora Denise Farias Boeira e conta com a parceria e apoio da professora de matemática e coordenadora pedagógica professora Solange de Lima Lopes Shirota.
Para a comunidade escolar é um motivo de muita alegria e gratidão a todos os colaboradores em especial a equipe gestora das professoras Cristiane Ferreira de Souza e Márcia Lolli e coordenação pedagógica que acompanham cada etapa do desenvolvimento do projeto. Além de inspirar e compartilhar conosco as boas práticas desenvolvidas pelos alunos, nos convidam a ir além com uso da tecnologia, robótica, novas estratégias e metodologias na educação.