quarta-feira, 20 de abril de 2016

Atividades na Lousa Digital. Disciplina de Ciências.

Atividades na Lousa Digital. Disciplina de Ciências.
Professora: Cristiane Rodrigues Sasso
Turma: Segundo ano "C" ensino fundamental.
A lousa digital, é uma tecnologia inovadora que permite a criação de novas metodologias de ensino através de atividades interativas que a mesma proporciona. O manuseio da mesma já é algo inovador e diferente para a criança, pois sua tela é sensível ao toque , ou seja, a mão do professor ou da criança serve como mouse. Além disso, ao utilizar certos tipos de lousa digital (por exemplo, SMART Board), é possível acessar páginas da internet, escrever, desenhar, editar, gravar, etc. Assim como, explorar tipos de jogos que podem ser elaborados para trabalhar os mais diversos conteúdos de todas as disciplinas. Esse é apenas um pequeno resumo de um tipo específico de lousa digital. O que pretendemos descrever é o ambiente motivador que a lousa proporciona ao aluno, pois estimula sua curiosidade e seu interesse pelas atividades, que são mais interativas.






terça-feira, 19 de abril de 2016

Dia 18 de abril é comemorado O Dia Nacional do Livro Infantil .

Dia 18 de abril é comemorado O Dia Nacional do Livro Infantil e ontem a turma do segundo ano " B" do ensino fundamental- prof Cristiane Rodrigues Sasso ,prof Fatima Martins e Valdinéia Batistela, proporcionaram um momento diferente na biblioteca da escola.
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril. A data foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato.




Atividades sobre o Trânsito com a turma do segundo ano " B" do ensino fundamental.

Atividades sobre o Trânsito com a turma do segundo ano " B" do ensino fundamental- prof Cristiane Rodrigues Sasso
Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres;
* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola e nas vias públicas;
* Identificar o significado da sinalização;
* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
* Desenvolver a atenção e a percepção;
* Identificar o sinal de trânsito;
* Ensinar obediência à sinalização.







LEGO WEDO PARA ENSINAR LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO.

Uma das vantagens que ele tem em relação ao NXT Mindstorms é a possibilidade de lidar com a interface diretamente na tela com comandos interativos. Isso significa que, por exemplo, um motor pode ter a velocidade aumentada ou diminuída por comandos diretos, o que fará com que os alunos tenho uma experiência mais perto do que é a robótica e mecatrônica.
Há uma infinidade de projetos prontos que podem ser usados como exemplos, antes de começar a colocar a mão na massa, no link a seguir temos um exemplo https://scratch.mit.edu/projects/66880270/ , trata-se de uma montagem simples, mas bem interessante do ponto de vista da robótica. Veja o seu funcionamento https://vimeo.com/131129127. Sua programação não é complexa, mas tem tudo o que é necessário para que um iniciante possa compreender o que é um algoritmo, adquirindo um bom fundamento para aprender ferramentas mais complexas e comerciais.