sexta-feira, 10 de junho de 2016

Atividades de Ciências- Participação do Pró-Funcionário.

O Pro funcionário é um programa federal que visa capacitar e qualificar os funcionários administrativos das escolas publicas, tornando-os técnicos em sua área, buscando valorizar seu trabalho dentro do ambiente escolar.
Em Amambai, o programa esta na reta final, e em nossa escola as funcionárias Adileuza(Agente de Limpeza), Anna(Agente de Inspeção de Alunos) e Gilnei ( Agente de Recepção e Portaria), do turno vespertino fazem parte da Infraestrutura Escolar, e juntamente com a professora Nathalie, da disciplina de Ciências, elaboraram um projeto sobre a importância da Higiene Pessoal para a saúde dos nossos alunos. Os 1ºs anos do ensino fundamental foram as salas escolhidas para que estas funcionárias apresentassem seu projeto, usando recursos de uso do cotidiano das crianças, tais como sabonete, pasta de dente e papel higiênico e cartazes confeccionados por atividades feitas pelas crianças, e outros com figuras e embalagens usados na higiene pessoal por elas. No 1º ano “A” foi passado um vídeo da Turma da Clarinha, com exposição bem simples e de fácil entendimento para esta faixa etária e em parceria com a Secretaria de Saúde, através da Dra. Lilian Cabral, do posto de Saúde da Vila Doriane, foi distribuído como brinde escova dental para os alunos desta sala, salientando sobre a importância da higiene bucal.
Houve uma boa participação por parte dos alunos, onde podemos concluir que o objetivo proposto, que é conscientizar os alunos para o Direito a Saúde, e fazer com eles percebam a importância que tem em nossa vida, tanto em casa como na escola, foi alcançado.
A escola e seus funcionários mostram que em todos os lugares a higiene, o asseio pessoal, limpeza e organização do ambiente tem que estar presente.
















Encontro Família e Escola.

O Encontro Família e Escola, aconteceu na noite do dia 08 de junho e teve como palestrante a Psicologa Lillian Machado, que abordou temas relacionados a rotina familiar e a importância dos pais estimularem seus filhos para obterem sucesso não só nos estudos mas na vida. Os professores juntamente com a coordenação pedagógica e direção organizaram o espaço para receber as famílias e os estudantes.
Encontro Família e Escola. Momento de fortalecer uma das parcerias mais importantes para a educação.Família e Afetividade ingredientes indispensáveis. Então, vamos compartilhar este momento, semeando o amor e valorizando as pequenas atitudes do nosso dia a dia?
“Por melhor que seja uma escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo (Gabriel Chalita)




























segunda-feira, 6 de junho de 2016

Atividade de Robótica.

Na educação, a mais elevada marca do sucesso não é ter imitadores, mas inspirar outros irem além.
Seymour Papert.



Projeto de Robótica Educacional -Programação no software Scratch.

A robótica ajuda a criança a compreender um pouco mais sobre como funciona a tecnologia em nosso cotidiano.
Atividade extracurricular de Robótica acolhe alunos a partir de sexto ano a primeiro ano do ensino médio que frequentam aulas de três níveis de dificuldade: Básico, Robótica 1 e Robótica 2. "É preciso que a criança seja capaz de um mínimo de " concentração" ,mas, se apresentar dificuldade de se concentrar, vai desenvolver essa capacidade ao longo do curso.
São muitos os campeonatos de robótica hoje disputados no País, atraindo competidores de diferentes idades - o fascínio é enorme"
10 motivos para aprender Robótica.
1. Demonstração prática de conceitos científicos
2. Desenvolvimento das habilidades mentais
3. Desafio de criar - e de ser flexível
4. Aprimoramento da coordenação motora manual
5. Incentivo às capacidades de projetar e planejar
6. Interesse pela imaginação
7. Aprendizagem de trabalhar em equipe
8. Entendimento dos próprios limites
9. O valor da paciência e da disciplina
10. Desenvolvimento da meta-cognição