quinta-feira, 6 de abril de 2017

Aula de Matemática com uso do material Dourado


Prof Neide e a turma do 2˚ANO -Ensino fundamental
O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.
O nome "Material Dourado" vem do original "Material de Contas Douradas". Em analogia às contas, o material apresenta sulcos em forma de quadrados.
 Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial:
·         desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
·         gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;
·         fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;
·         trabalhar com os sentidos da criança.






quarta-feira, 5 de abril de 2017

Oficina de Gerenciamento das Tecnologias e recursos Midiáticos.

Formação com carga horária total de 18h, presenciais,será desenvolvida durante suas respectivas Pl`s. ( hora atividade)
Objetivos Específicos: Auxiliar os professores no uso dos sistemas de gestão pedagógica online; Sanar as dúvidas quanto a detalhes técnicos referentes ao manuseio das mídias, instalação de aplicativos educacionais e a integração de sites pedagógicos.
Maiores informações com a PROGETEC : Denise Farias Boeira



terça-feira, 4 de abril de 2017

02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

ATIVIDADES   ORGANIZADAS PELA PROFESSORA  DE APOIO AO ESTUDANTE AUTISTA, CHAMAM ATENÇÃO PARA O DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.

   






A ROBÓTICA A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM. Projeto destinado aos alunos medalhistas das Olimpíadas Brasileira de Robótica e Informática.

"A melhor aprendizagem ocorre quando o aprendiz assume o comando de seu próprio desenvolvimento em atividades que sejam significativas e lhe despertem o prazer". A frase é do sul-africano Seymour Papert, matemático, professor do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e pai da Inteligência artificial, um dos maiores visionários do uso da tecnologia na educação. Em 1960 já dizia que toda criança deveria ter um computador em sala de aula. Mas a tecnologia sozinha não representa evolução na forma de educar. O computador é ferramenta, é apoio, é máquina, e máquina alguma substitui o professor - este sim, a alma da educação. O professor não pode ser como um disco de memória de computador, apenas um depósito de informação. 
Há muitas formas de desenvolver conhecimento, mas o ato de educar só se dá com afeto, só se completa com amor. E a educação se realiza porque, junto com o amor, surge compromisso, respeito, a necessidade de continuar a estudar sempre, de preparar aulas mais participativas. 
A educação é, em todas as suas dimensões, um grande desafio. Um desafio que depende em sua maior parte do professor. É o professor que fará, com dignidade e respeito - que são, afinal, formas de amor - com que a educação se transforme em puro prazer de viver.

Jornal O Estado de Minas, 09 de outubro de 2006
Gabriel Chalita