quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Ciência Jovem 2018 e Mostra Nacional de Robótica.

A Ciência Jovem é uma feira internacional de ciência realizada anualmente pelo Espaço Ciência. Por meio dela, professores e alunos têm a oportunidade de apresentar pesquisas desenvolvidas no seu cotidiano de forma lúdica e criativa, fomentando a cultura científica. Em sua 24ª edição, a Feira tem crescido a cada ano, tanto no número de trabalhos apresentados e no alcance regional do evento, quanto na qualidade das pesquisas. Muitos trabalhos utilizam o mesmo rigor científico da pesquisa madura que se desenvolve nos centros de pesquisa. Na edição mais recente, foram 300 trabalhos, com equipes de todos os estados do país e também do México, Chile e Paraguai.
A feira, sempre articulada com diversas feiras nacionais e internacionais como FEBRACE-SP, MOSTRATEC-RS, SBPC Jovem e MILSET.
Este ano o projeto desenvolvido na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa entrou na categoria de projetos que estão sendo acompanhados pela Ciência Jovem que é uma maneira de verificar a evolução do trabalho que desde 2016 é apresentado na Feira, destacando a ajuda de custo que o grupo recebe da Ciência Jovem.
O grupo da Escola Dom Aquino que irá representar o Estado de Mato Grosso do Sul na Ciência Jovem estará nos dias 07 até 09 de Novembro na capital de Pernambuco e de lá seguem para João Pessoa na Paraíba onde também irão apresentar o trabalho na Mostra Nacional de Robótica que contemplou os alunos em ano anterior com - Bolsas de Iniciação Científica Junior – CNPq para os estudantes (autores) dos trabalhos que obtiveram os melhores resultados nas avaliações executadas pela MNR através da Mostra Virtual e/ou Mostra Presencial. O trabalho que será apresentado na Mostra Nacional entrará em duas categorias Meninas e mulheres na Robótica que será um relato apresentado pela professora Denise e a categoria de ensino fundamental, médio técnico com os alunos Marco Alija Agostini e André Alija Ramos Agostini que farão demonstrações desse trabalho de multiplicar a Robótica.
Com a participação nestes eventos, espera-se que professores e alunos sintam-se estimulados a elaborar e executar trabalhos favorecendo o interesse dos estudantes pela pesquisa e a descoberta de jovens talentos no campo científico, estimulando o ingresso no campo acadêmico em universidades públicas de todo país.
Destacamos a importância do apoio que as famílias dedicam a este trabalho a toda colaboração recebida pela equipe da escola, gestores, coordenadoras e professores é este estímulo que motiva e incentiva toda a equipe de alunos integrantes deste Projeto e o faz alavancar.
Agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste projeto com uso da robótica.
Professora: Denise Farias Boeira- responsável pelo Projeto de Robótica.