quarta-feira, 13 de abril de 2016

Atividades na sala de tecnologia educacional- Terceiros anos do ensino fundamental.

Textos Instrucionais.
Quão grande é a variedade de textos que participam do nosso cotidiano!
Propagandas, jornais, revistas, correspondências. Enfim, participamos de uma diversidade enorme de modalidades textuais enquanto seres sociais.
Mas é preciso que entendamos que todo texto tem um objetivo específico no que se refere à mensagem transmitida.
Existe um tipo textual muito útil no nosso dia a dia, e sempre que precisamos lá estamos nós a sua procura.
São os chamados Textos Instrucionais. Os mesmos têm função única e exclusivamente informativa. Dentre ele estão:
Manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas culinárias, rótulos de embalagens de uma forma geral, entre outros.
Hoje as professoras Miléia Piassa Dondoni e Marizete Gomes, levaram os alunos até a sala de tecnologia educacional para os alunos dos Terceiros anos do ensino fundamental desenvolverem atividades através de jogos eletrônicos e as atividades só poderiam ser desenvolvidas a partir das instruções do jogo.











OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA-OBI-2016.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anuncia a realização da XVIII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI<2016), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP e aqui na nossa região a UFMS CAMPUS DE PONTA PORÃ coordena todo processo de inscrições,aplicação e correção das provas da OBI, numa parceria com os Núcleos de tecnologias educacionais NTEM e NTE, professores de sala de tecnologia, acadêmicos da UFMS e demais colaboradores nas escolas.
Nível 1, para alunos até sétimo ano do Ensino Fundamental e
Nível 2, para alunos até nono ano do Ensino Fundamental.
Na modalidade Iniciação I e II os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.
Premiação
Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.
O ano passado na OBI 2015 os alunos José Eduardo SesnickJúlia Lopes SignoriAlisson Matheus Barros e Luiz Fernando Do Nascimento conseguiram uma boa posição no ranking da OBI, obtendo medalhas na modalidade teórica ... Este ano precisamos descobrir novos talentos e contamos com a participação de vocês alunos e alunas.
Para maiores informações vocês podem procurar a professora Denise. ( Sala de tecnologia educacional)