sexta-feira, 1 de abril de 2016

USANDO O SCRATCH PARA POTENCIALIZAR O PENSAMENTO CRIATIVO.

Em síntese, o objetivo geral da pesquisa é investigar como se dá o comportamento de
jovens estudantes diante do uso do computador e ambientes de programação, observando o
despertar da criatividade e a sua potencialização. Como objetivos específicos, foram
elencados: investigar arquiteturas pedagógicas de experimentação adequadas para a
construção de propostas didáticas; investigar ferramentas computacionais de programação;
desvelar o uso da tecnologia como ferramenta de potencialização da criatividade; acompanhar
o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos participantes do projeto de acordo com a
proposta desta pesquisa; identificar ferramentas e metodologias que possam explorar e
potencializar o pensamento criativo.





O presente trabalho objetiva elucidar o potencial do uso de ambientes de programação
de computadores no desenvolvimento do pensamento criativo em estudantes de ensino
fundamental. A intenção foi buscar subsídios para a compreensão do potencial desses
ambientes no desenvolvimento do pensamento criativo, pautado na autonomia, na curiosidade
e no protagonismo. A pesquisa usa como fundo teórico o diálogo entre a ação pragmatista e
experimentalista de John Dewey, a lógica construtivista de Jean Piaget, a abordagem
contratecnicista do construcionismo de Seymour Papert e a aplicação moderna desses três
conceitos sugerida por Mitchel Resnick do MIT, oferecendo uma proposta de metodologia
para transferência tecnológica e aplicação desses conceitos em oficinas tecnológicas dirigidas.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter experimental realizada por meio de oficinas da
ferramenta Scratch, no início das quais foram utilizadas técnicas de grupo focal com os jovens
e, posteriormente, oferecidos desafios para solução com uso de criatividade e lógica. Os
participantes pertencem a uma turma de 6º ano e  1º ano do ensino médio.

Construindo maquetes de célula animal! Maquetes em Construção

Construindo maquetes de célula animal!

Atividades sob tutoria da professora Lucrécia Pael .Disciplina de Ciências.
8º anos: Nosso primeiro trabalho deste ano será a construção de maquetes que representem uma célula animal!


As células animais apresentam o núcleo – local onde encontramos o material genético – separado do citoplasmapela presença de um envoltório que denominamos de carioteca, além de outras estruturas presentes no citoplasma que não encontramos em células procarióticas.

O citoplasma das células eucarióticas (onde estão incluídas as células animais) corresponde à região localizada entre a membrana plasmática e a carioteca, sendo constituído por um fluido que chamamos de citosol (ou citossol, ou citoplasma fundamental, ou ainda de hialoplasma) – composto por íons, água e substâncias importantes para a síntese de moléculas orgânicas – e compreende diversos tipos de estruturas, tais como as descritas a seguir:


  • Ribossomos: participam do processo de síntese protéica.
  • Inclusões Citoplasmáticas: são estruturas não membranosas e temporárias que representam formas de reservas de substâncias na célula.
  • Citoesqueleto: responsável pelos movimentos celulares e composto por uma rede de finos tubos protéicos – microtúbulos – que sustentam o citoplasma.
  • Organelas membranosas: cada qual com funções específicas. As organelas presentes em praticamente todas as células eucarióticas são: complexo de Golgi, retículo endoplasmático, peroxissomos, mitocôndrias e lisossomos. 

Célula Animal
Na célula animal não são encontradas algumas estruturas presentes nas células vegetais, tais como parede celular, plastos e vacúolos.