segunda-feira, 10 de abril de 2017

Oficina na sala de tecnologia educacional. Tema: Fazer Pedagógico Utilizando Ferramentas Tecnológicas no Cotidiano Escolar.


 Oficina na sala de tecnologia com o Tema: Fazer Pedagógico Utilizando Ferramentas Tecnológicas no Cotidiano Escolar-abordando especificamente Diário on-line e planejamentos no SISTEMA SGDE









FORMAÇÃO CONTINUADA

Formação continuada. Tema Pedagogia da Presença, a formação iniciou  com as bos  vindas aos professores , orientações e direcionamentos e logo após  com o vídeo de Gabriel o pensador,após as coordenadoras orientaram os professores a formarem grupos e debaterem sobre o vídeo e a letra da composição Estas a ver, no segundo momento foi apresentado o vídeo Pedagogia da presença e foram mostradas as imagens ( desenhos feitos pelos alunos) mostrando e indicando como eles veem o professor e a escola e como se sentem diante desta realidade, os desenhos levaram a reflexões muito importantes sobre a autoridade do professor, os professores debateram sobre o tema .

pedagogia da presença 

Corrente segundo a qual o professor tem de estar sempre junto do aluno para que o aprendizado aconteça. A origem dessa idéia está ligada principalmente ao ensino religioso proposto pela ordem dos maristas e por salesianos, na qual os estudantes têm autonomia para falar, participar, sugerir, mas tudo dentro de uma organização, de disciplina. Segundo os maristas, a pedagogia da presença encontra sua raiz no pensamento do Padre Marcelino Champagnat, para quem a presença está vinculada ao sentido de disciplina preventiva, que implica “estar, estar próximo, estar com alegria, sem oprimir nem inibir; saber afastar-se no momento oportuno, encorajar a crescer e a agir com liberdade e responsabilidade”.

O termo pedagogia da presença, no entanto, também tem sido utilizado com relação a projetos sociais na área de educação.