sexta-feira, 4 de março de 2016

TECNORECICLAGEM”: O LIXO TECNOLÓGICO.

Lixo Eletrônico Ou Lixo Tecnológico- Projeto de Pesquisa 2016 com os alunos do Projeto de Robótica.“TECNORECICLAGEM”: O LIXO TECNOLÓGICO.
É evidente a extraordinária inserção dos produtos eletro-eletrônicos em todos os aspectos do cotidiano chegando mesmo a se constatar que a sociedade moderna teria sérias dificuldades em se manter sem o
consumo deles. Ao mesmo tempo, essa febre de consumo e utilização leva a constantes trocas de versões, com o lançamento de produtos cada vezmais poderosos e capazes de realizar um número cada vez maior de
tarefas, com maior rapidez e flexibilidade. Isso, contudo, tem um preço: a geração de uma quantidade cada vez maior de produtos usados, sem condições de emprego com os atuais programas (softwares) ou por falta de
peças de reposição.
Lixo tecnológico. Certamente este é um dos temas mais instigantes da atualidade, pois nos leva a uma reflexão urgente sobre uma relação perversa que se constituiu historicamente entre economia e meio ambiente. Um dos traços mais singulares desta relação ao longo do tempo foram o estabelecimento e o desenvolvimento de um consumismo desenfreado cujo resultado não poderia ter sido outro senão um grande acúmulo de lixo
tecnológico. O que podemos perceber é que este deixou de ser visto como um simples problema e acabou ganhando a projeção ou status de uma das maiores urgências ambiental do mundo moderno a ser resolvido .O que é Lixo Eletrônico?Considera-se lixo eletrônico (ou e-waste, um termo em inglês que significa: e=eletrônico e waste=lixo) todobaquele gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, tais como:televisores, rádios, telefones, celulares, pilhas, baterias, equipamentos de microinformática, vídeos,filmadoras, entre outros
Fonte:(CARPANEZ, 2010).
Vamos tratar do nosso Lixo tecnológico e já começamos na Escola.









Projeto sala de tecnologia Educacional- Lixo Eletrônico Ou Lixo Tecnológico- Projeto de Pesquisa 2016 com os alunos do Projeto de Robótica.


O que é Lixo Eletrônico?

Todo mundo sabe que o lixo eletrônico é diferente do lixo comum e, por isso, precisa de um tratamento diferente. Ou ao menos assim deveria ser.

São peças, baterias, pilhas, placas, carcaças e tudo que engloba o computador e seus periféricos. O aparecimento do entulho tecnológico é um fato recente, considerando que foi na década de 70, que iniciou uma revolução na eletrônica. Desde então milhões de equipamentos se tornaram inúteis e foram jogados ao vento, tirando assim o sono dos ambientalistas, pois eles sabem que se esses produtos não forem armazenados corretamente podem trazer conseqüências catastróficas para a natureza.

Quem somos?
Somos alunos do 1ª ano do ensino médio participantes do projeto de Robótica da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa de Amambai, e estamos desenvolvendo um projeto sobre o "lixo eletrônico". ou "lixo tecnológico".
Como é feita a Reciclagem?
A reciclagem de computadores não é algo fácil. É uma tarefa que deve ser realizada de maneira apropriada, pois se um componente, ao ser retirado, é danificado ele perde seu valor econômico. 
É difícil uma empresa que faça a reciclagem de forma eficiente, pois ela teria que processar toneladas de equipamentos diariamente. Outro agravante são os gastos com transportes para recolher os computadores obsoletos da região, pois são volumosos.
Vamos pesquisar e fazer um levantamento sobre o destino do lixo eletrônico da nossa região e da nossa escola.


A reciclagem geralmente segue os seguintes passos:
1. A primeira etapa consiste em separar os computadores que podem ser reaproveitados
2. Nessa etapa os materiais presentes nos computadores são separados por tipo e encaminhados para a empresa específicas de reciclagem de cada material.
3. O material mais precioso no computador são suas placas eletrônicas. Essas placas são enviadas para uma refinaria que captura o material precioso utilizado na fabricação original do equipamento.



Empresas de Reciclagem


Para sabermos como é feita a reciclagem dos computadores vamos pesquisar quais empresas prestam esse tipo de serviço em Mato Grosso do Sul e vamos pesquisar quais empresas brasileiras que reciclam lixo eletrônico.






segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Primeiro Dia de Aula.
 “Quem teve a ideia  de cortar o tempo em fatias,/ a que se deu o nome de ano,/ foi um indivíduo genial./ Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão./ Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos./ Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente”. O poema “O Tempo”, de Carlos Drummond de Andrade, é perfeito para ilustrar um dia como o de hoje.

Nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, a esperança realmente se renova. Mais um ano letivo tem início nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Começo de  uma nova jornada rumo à aventura do aprendizado, da descoberta, da capacidade de aprimorar talentos. Cabe a nós, educadores, acolher esses alunos, recebendo-os com o coração repleto de confiança, de expectativa e de crença na força desses seres em formação. Todos trazem no semblante o desejo de conhecer o novo, de explorar possibilidades e potenciais. A tendência do aluno é sempre gostar do professor. Trata-se de uma experiência diferente. E o que é diferente encanta, seduz. Compete ao educador manter essa chama acesa para que o sonho não esmoreça. Paulo Freire costumava dizer que o mais nobre papel do professor é o de gerenciar sonhos. E completava: “Professor é aquele que gosta de viver”. Gostar de viver é essencial para quem tem esse nobre mister de educar. Professores, diretores, funcionários, pais, mães… Educadores por excelência. Personagens que devem atuar juntos num palco onde convivem artistas extremamente talentosos: alunos e alunas que produzem, ensaiam e interpretam uma parte importante do texto de suas vidas. A união e o respeito entre esses atores é o que propicia o bom andamento do mágico espetáculo do aprendizado. Educar é um trabalho que requer a união entre a escola, a família e a comunidade. Acreditamos que a educação é composta por gestos e ações simples. Atitudes que ajudam a escola a ser mais participativa envolvente. Basta lembrarmos dos exemplos do passado. Todos vivenciamos experiências novas e maravilhosas com os professores que tivemos ao longo da vida. E o exemplo contribui para que não precisemos repetir os erros daqueles que não tiveram a coragem de ser afetivos e de imitar carinhosamente aqueles que nos tocam a alma. Grandes educadores de hoje contam histórias de seus mestres do passado. Rubem Alves fala de dona Clotilde, Inácio de Loyola Brandão fala de Joaquim Pinto Machado Júnior, o Machadinho… Já o saudoso Marcos Rey elegeu seu próprio pai como o mais original contador de histórias de sua vida. Professores deixam marcas indeléveis. Marcas que se perpetuam na memória e também no coração. Assim, que nesse primeiro dia de aula, cada mestre sinta no peito a mesma emoção de seu primeiro dia como professor. Dia em que se apresentou frente a uma platéia muito atuante e especial. Esperamos que todos esses personagens reais sejam capazes de sentir o mesmo frio na barriga que o grande ator Paulo Autran diz sentir quando sobe no palco e inicia, emocionado, mais uma peça de teatro. Por tudo isso, a todos aqueles que se dedicam ao instigante espetáculo da educação: uma excelente aula… Hoje e em todos os dias deste ano, que simboliza, nos dizeres do poeta, mais um “milagre da renovação”. Que 2016 seja repleto de realizações e grandes avanços na educação.