quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Estudantes da EE Dom Aquino Corrêa são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Informática

A Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, é a única escola estadual do Brasil entre as premiadas, com a estudante Fernanda de Morais Pereira medalhista de ouro na Modalidade Iniciação I, nível 1, ocupando a 21⁰ posição no ranking nacional. Pedro Nobuyuki de Lima Shirota, medalhista de prata no nível 2  ocupando a 31⁰ posição no ranking nacional e Larissa de Morais Pereira medalhista de prata no nível 2 ocupando a 59⁰ posição no ranking nacional e Marco Alija Ramos Agostini no Medalha de Honra ao mérito ocupando 136⁰ posição no ranking nacional.
Premiação
 Os alunos serão convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da UNICAMP.  Modalidade Iniciação onde participarão  de Cursos de Introdução à Programação.
Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da UNICAMP, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 70 países.
A OBI é uma competição organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP, nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia e tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.
O PROJETO DE ROBÓTICA
Na escola está em desenvolvimento um projeto de robótica coordenado pela professora da sala de tecnologia Denise Boeira e desde 2015 com o apoio da gestão escolar aplicam-se as Olímpiadas Científicas de Robótica e Informática, ressaltando a parceria entre os Nerds da Fronteira, UFMS CPPP e o NTE.
Em 2015 a Escola Dom Aquino foi premiada pela primeira vez na OBI, despertando para o cenário desta competição os Alunos premiados: José Sesnick de Oliveira e Júlia Lopes Signori ambos medalhistas de Bronze e também um medalha de Honra ao Mérito com o aluno Álissom Mateus Ávila de Barros. Todos medalhistas na modalidade de iniciação nível 2.
Em 2016 novamente a escola foi premiada na OBI com o Aluno: Mauricío Menegathi medalhista de bronze na modalidade de iniciação nível 2.
Este ano novamente projetando o nome da cidade de Amambai no cenário nacional e  consagrando a Escola Dom Aquino nesta que é considerada uma das Olimpíadas mais difíceis de se conquistar uma medalha pois a prova apresenta exercícios com grau de dificuldade muito elevados.
É um orgulho imensa satisfação ver o sucesso dos nossos alunos e ter através deles o reconhecimento de um trabalho que é levado a sério com muita dedicação, entusiasmo e, sobretudo amor.
Desde já agradecemos a todos os alunos que se empenham e representam a Escola sobretudo projetando a cidade de Amambai e o nome da Escola Estadual Dom Aquino em destaque no nas Olimpíadas Científicas !
Parabéns a todos os professores, alunos, familiares e colaboradores, pois sem vocês nada seria possível! Professora: Denise Farias Boeira.