sexta-feira, 19 de junho de 2015

Dia do Brincar

Escola Estadual Dom Aquino Corrêa


Iniciativa: Dia Mundial do Brincar


A Semana Estadual do Brincar faz parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul e têm apoio na Lei n. 4.562 de 19-08-2014. De acordo com Vygostsky (1987), um dos principais representantes dessa visão, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, a fantasia e a realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
Descrição: O ato de brincar é uma das primeiras possibilidades que a criança tem para conhecer o mundo ao seu redor.  Presente em instrumentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e na Declaração Universal dos Direitos da Criança. Nesse sentido a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, desenvolveu no dia 28 de maio, um momento especial dentro da unidade escolar, a fim de proporcionar aos estudantes um dia especial voltado para as brincadeiras. Esse dia foi declarado “Dia Mundial do Brincar” e teve por objetivo promover e valorizar brincadeiras como forma de desenvolvimento de uma infância saudável.
Ao observar a forma como crianças vêm sendo alvo da sociedade de consumo a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa atendendo a solicitação da Secretaria Estadual de Educação, entendeu que era importante o resgate das brincadeiras para o processo de desenvolvimento destas, já que é na ludicidade que os pequenos têm a oportunidade de aprender valores importantes para o convívio em sociedade, como aceitar as diferenças ou compartilhar seus pertences.









quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cubismo

Atividades do Segundo ano do ensino médio- Disciplina de Artes ministrada pela professora Daniela.
cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso eGeorges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski.O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do cubismo.1 Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.2
Historicamente o cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.3
pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.