quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A Diretora do NTE, Prof. Caroline Pereira  Cavalcante de Castro, juntamente com a Professora Multiplicadora Prof. Giseli Souza de Oliveira, estiveram  visitando a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa no dia 18 de agosto de 2015, na oportunidade conversaram com a coordenação pedagógica e também puderam conhecer os alunos participantes do projeto de Robótica a Diretora prof Caroline teve uma conversa bastante proveitosa com os alunos motivando-os a seguirem  e persistirem no Projeto de Robótica, ficamos muito felizes em poder recebe-las aqui prof Giseli e prof Caroline.

  Alunos participantes do Projeto de Robótica, com a Multiplicadora do NTE prof Giseli, Diretora do NTE prof.      Caroline e a prof da STE, Denise.

                            Com os alunos do Nono ano participantes do projeto de Robótica.

Diretora do Núcleo de tecnologia Educacional- prof Caroline, Multiplicadora prof Giseli, prof Denise progetc  e as coordenadoras da Escola Dom Aquino prof Cristiane e Solage

Olimpíada Brasileira de Robótica- OBR.

 A Escola Estadual DOM AQUINO CORRÊA participou no dia 21 de agosto de 2015 da Olimpíada Brasileira de Robótica - modalidade teórica.
 Foram inscritos 105 alunos das séries do quinto ao nono ano, divididos nas provas de Nível 2 para o Quinto ano, nível 3 para sexto e sétimo ano e nível 4 para oitavo e nono. No dia da prova compareceram 61 dos 105 inscritos, até o momento a turma do Nono ano que já participa do projeto de Robótica se destaca com a melhor pontuação, lembrando que a Escola Dom Aquino está participando da Olimpíada de Robótica e da OBI que é a Olimpíada de Informática com intuito de aproximar os alunos das linguagens de computação estimulando-os e preparando-os para uso das novas tecnologias. 

Em breve estaremos participando das competições práticas de Robótica, estamos indo passo-a-passo , primeiro aproximando os alunos das linguagens de programação através da teoria e dessa maneira pretendemos seguir com essas competições que incentivam e divulgam a robótica.

Por que uma olimpíada de Robótica?
Há dois pontos de vista sob os quais responder a esta pergunta: com foco na ferramenta educacional ou com foco no tipo de recurso humano formado. Em primeiro lugar, a robótica e a automação são áreas estratégicas para o país no caminho para o seu desenvolvimento. A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década. Apesar de ser uma área em franca expansão no mundo, o Brasil tem se situado de forma marginal nessa área, arriscando-se a perder um imenso potencial para a geração de empregos, técnicas, tecnologias e produtos devido, principalmente, à falta de incentivo para a formação de recursos humanos na área. Além de praticamente não produzir robôs em território nacional, o Brasil também não possui uma cultura que estimule uma maior utilização de tecnologias robóticas no parque tecnológico ou mesmo nas residências. Divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências é uma forma de, também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e também a formação de um mercado consumidor consciente, e portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.
Sob o ponto de vista do ferramental tecnológico para educação, a robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões. A temática associada aos robôs – representantes inatos das novas tecnologias no imaginário do jovem da atualidade – tem mostrado grande aceitação pelos mesmos. Mais do que isso, essa temática tem propiciado o surgimento de um novo leque de atividades práticas construtivas: kits robóticos têm sido freqüentemente utilizados em escolas de primeiro grau à universidades, com excelentes resultados em todos os níveis em termos de mudança de paradigma para o aprendizado baseado na experimentação, trabalho em grupo e motivação do corpo discente. Interessantes experiências têm demonstrado que a robótica pode atuar como inclusora, não apenas digitalmente ou tecnologicamente, mas socialmente, levando alunos a se integrarem de maneira efetiva à sua comunidade escolar e à sociedade. Mais do que isso, a robótica tem sido utilizada como ferramenta para o ensino de conteúdos transversais, tais como ciências, física, matemática, geografia, história e até mesmo português.
Turma do Quinto Ano - com a Coordenadora Pedagógica prof. Cristiane ( grande colaboradora)


                                                 Desenvolvimento da PROVA

                              Na sala de Tecnologia Educacional- alunos do Quinto e Sexto ano


                                                                Concentrados