segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Projeto de Robótica Educacional desenvolvido na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa de Amambai foi selecionado para representar MS na Terceira maior Feira de Ciência e Tecnologia do Brasil que acontece em Recife promovida pelo Espaço Ciência, O museu de Ciência de Pernambuco.

O Espaço Ciência, o museu de Ciência de Pernambuco, todo ano promove diversos eventos marcantes na educação e divulgação científica, mas sem dúvida o grande evento anual é a Ciência Jovem, Feira Internacional de Ciências e que reúne trabalhos de TODOS os estados brasileiros e outros países.
Em 2015 foram mais de 300 trabalhos e cerca de 10 mil visitantes.
Serão três dias de intensa interatividade entre alunos e professores, com organização de uma experiente equipe local e recheio da típica receptividade pernambucana.
Este ano o Estado de Mato Grosso do Sul será representado na Ciência Jovem pelo grupo de alunos da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa , da cidade de Amambai  que teve o Projeto de Robótica Educacional selecionado para ser apresentado durante os 3 dias do evento que acontecerá em Pernambuco nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2016, o grupo que é  coordenado pela PROGETEC Denise Boeira, recebeu como auxílio da coordenação da Feira Cientifíca as passagens aéreas que já foram emitidas  para a professora orientadora e dois alunos e a ajuda de custo de R$ 1.000,00 que será paga mediante diárias aos participantes que irão compor o grupo os alunos do primeiro ano do ensino médio, Vinicíus Batista Fetter e José Eduardo Sesnick de Oliveira. Tudo custeado pela organização do Espaço Museu Ciência Jovem.
O Projeto de Robótica da Escola Dom Aquino está em desenvolvimento desde 2015 e o grupo vem aprimorando conteúdos e recursos para tratar a importância de uma nova metodologia no ambiente escolar utilizando o ambiente sala de tecnologia educacional e sua ampla possibilidade de motivar os alunos a desenvolverem novas competências e habilidades através da Robótica.
Proporcionar aprendizagens de conhecimentos para a formação de um indivíduo contextualizado, capaz de viver e atuar na atual sociedade, marcada pelos grandes avanços tecnológicos, estabelecendo relações com conhecimentos tecnológicos, físicos, químicos, matemáticos e outros que fazem parte da atualidade, sempre voltados para a formação do olhar científico;  possibilitar ao aluno a construção de conhecimentos básicos de eletrônica, mecânica e programação vivenciados no dia-a-dia, através do contato com novas tecnologias;  desenvolver a criatividade e a capacidade dos alunos na resolução de problemas.
Para direção, coordenação pedagógica e o grupo de professores e alunos é motivo de muita alegria e gratidão em dobro pois pela segunda vez consecutiva irão a Pernambuco representar nosso Estado, ter alunos tão comprometidos com a educação e visão científica desde a fase escolar é sem dúvidas uma dádiva que só nos inspira e nos motiva a ir além inspirando e compartilhando boas práticas desenvolvidas pelos alunos com novas estratégias e metodologias na educação.
Diretor do Museu Ciência Jovem prof Antônio Carlos Pavão e a Coordenadora prof. Eulália.

                                          Placa de inauguração do Museu e cronograma de atividades.

                                          Placa de registro e homenagem a Darwim por sua passagem nas terrar do                                                museu e por ter explorado o solo
                                          Laboratório de Robótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário