sexta-feira, 11 de março de 2016

Aula na sala de Tecnologia Educacional. Primeiro ano do ensino fundamental.

Aula na sala de Tecnologia com a turma do Primeiro ano B, ensino fundamental -prof. Neide Flores.
Aula com software Gcompris é um dos softwares educativos mais indicados para as séries iniciais.Englobando diversas áreas e abrindo um campo muito vasto de possibilidades de exploração pedagógica .É possível encontrar desde atividades de utilização do mouse e teclado a atividades de alfabetização, matemática e raciocínio lógico.
Para aula de hoje exploramos descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse.







quinta-feira, 10 de março de 2016

Entrega de medalhas aos alunos que participaram da OBR-2015 ( Olimpíada de Robótica- modalidade Teórica)

Entrega de medalhas aos alunos que participaram da OBR ( Olimpíada de Robótica- modalidade Teórica).A Escola Estadual Dom Aquino Corrêa participou com 53 alunos inscritos no Nível 2, 43 alunos no Nível 3 e do Nível 4 , 9 alunos. A escola recebeu ao todo: 2 medalhas de Ouro Nacional
7 medalhas de Prata Nacional, 6 Medalhas Bronze Nacional.
A Escola foi Agraciada, ao todo, com os certificados da OBR 2015- 3 CERTIFICADOS FAIXA PRATA ESTADUAL E 7 CERTIFICADOS FAIXA BRONZE NACIONAL. Todos os participantes receberam certificado de participação.
TOTAL DE MEDALHISTAS :15
Parabéns pelas conquistas dos alunos e professores. A participação de todos na OBR é o que colabora para o crescimento da ROBÓTICA e sua importância para o futuro do país.
Esperamos contar com a participação de todos novamente.
Obrigada a todos os professores, pais e funcionários da Escola Dom Aquino por toda colaboração .
Agradecimento ao professor Dr. Amaury Castro Junior e sua equipe da UFMS de Ponta Porã que nos auxiliou nas inscrições e na correção de provas. E agradecimento especial ao NTE a parceria de sempre.
Professora Responsável: Denise Farias Boeira.











sexta-feira, 4 de março de 2016

TECNORECICLAGEM”: O LIXO TECNOLÓGICO.

Lixo Eletrônico Ou Lixo Tecnológico- Projeto de Pesquisa 2016 com os alunos do Projeto de Robótica.“TECNORECICLAGEM”: O LIXO TECNOLÓGICO.
É evidente a extraordinária inserção dos produtos eletro-eletrônicos em todos os aspectos do cotidiano chegando mesmo a se constatar que a sociedade moderna teria sérias dificuldades em se manter sem o
consumo deles. Ao mesmo tempo, essa febre de consumo e utilização leva a constantes trocas de versões, com o lançamento de produtos cada vezmais poderosos e capazes de realizar um número cada vez maior de
tarefas, com maior rapidez e flexibilidade. Isso, contudo, tem um preço: a geração de uma quantidade cada vez maior de produtos usados, sem condições de emprego com os atuais programas (softwares) ou por falta de
peças de reposição.
Lixo tecnológico. Certamente este é um dos temas mais instigantes da atualidade, pois nos leva a uma reflexão urgente sobre uma relação perversa que se constituiu historicamente entre economia e meio ambiente. Um dos traços mais singulares desta relação ao longo do tempo foram o estabelecimento e o desenvolvimento de um consumismo desenfreado cujo resultado não poderia ter sido outro senão um grande acúmulo de lixo
tecnológico. O que podemos perceber é que este deixou de ser visto como um simples problema e acabou ganhando a projeção ou status de uma das maiores urgências ambiental do mundo moderno a ser resolvido .O que é Lixo Eletrônico?Considera-se lixo eletrônico (ou e-waste, um termo em inglês que significa: e=eletrônico e waste=lixo) todobaquele gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, tais como:televisores, rádios, telefones, celulares, pilhas, baterias, equipamentos de microinformática, vídeos,filmadoras, entre outros
Fonte:(CARPANEZ, 2010).
Vamos tratar do nosso Lixo tecnológico e já começamos na Escola.









Projeto sala de tecnologia Educacional- Lixo Eletrônico Ou Lixo Tecnológico- Projeto de Pesquisa 2016 com os alunos do Projeto de Robótica.


O que é Lixo Eletrônico?

Todo mundo sabe que o lixo eletrônico é diferente do lixo comum e, por isso, precisa de um tratamento diferente. Ou ao menos assim deveria ser.

São peças, baterias, pilhas, placas, carcaças e tudo que engloba o computador e seus periféricos. O aparecimento do entulho tecnológico é um fato recente, considerando que foi na década de 70, que iniciou uma revolução na eletrônica. Desde então milhões de equipamentos se tornaram inúteis e foram jogados ao vento, tirando assim o sono dos ambientalistas, pois eles sabem que se esses produtos não forem armazenados corretamente podem trazer conseqüências catastróficas para a natureza.

Quem somos?
Somos alunos do 1ª ano do ensino médio participantes do projeto de Robótica da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa de Amambai, e estamos desenvolvendo um projeto sobre o "lixo eletrônico". ou "lixo tecnológico".
Como é feita a Reciclagem?
A reciclagem de computadores não é algo fácil. É uma tarefa que deve ser realizada de maneira apropriada, pois se um componente, ao ser retirado, é danificado ele perde seu valor econômico. 
É difícil uma empresa que faça a reciclagem de forma eficiente, pois ela teria que processar toneladas de equipamentos diariamente. Outro agravante são os gastos com transportes para recolher os computadores obsoletos da região, pois são volumosos.
Vamos pesquisar e fazer um levantamento sobre o destino do lixo eletrônico da nossa região e da nossa escola.


A reciclagem geralmente segue os seguintes passos:
1. A primeira etapa consiste em separar os computadores que podem ser reaproveitados
2. Nessa etapa os materiais presentes nos computadores são separados por tipo e encaminhados para a empresa específicas de reciclagem de cada material.
3. O material mais precioso no computador são suas placas eletrônicas. Essas placas são enviadas para uma refinaria que captura o material precioso utilizado na fabricação original do equipamento.



Empresas de Reciclagem


Para sabermos como é feita a reciclagem dos computadores vamos pesquisar quais empresas prestam esse tipo de serviço em Mato Grosso do Sul e vamos pesquisar quais empresas brasileiras que reciclam lixo eletrônico.






segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Primeiro Dia de Aula.
 “Quem teve a ideia  de cortar o tempo em fatias,/ a que se deu o nome de ano,/ foi um indivíduo genial./ Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão./ Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos./ Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente”. O poema “O Tempo”, de Carlos Drummond de Andrade, é perfeito para ilustrar um dia como o de hoje.

Nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, a esperança realmente se renova. Mais um ano letivo tem início nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Começo de  uma nova jornada rumo à aventura do aprendizado, da descoberta, da capacidade de aprimorar talentos. Cabe a nós, educadores, acolher esses alunos, recebendo-os com o coração repleto de confiança, de expectativa e de crença na força desses seres em formação. Todos trazem no semblante o desejo de conhecer o novo, de explorar possibilidades e potenciais. A tendência do aluno é sempre gostar do professor. Trata-se de uma experiência diferente. E o que é diferente encanta, seduz. Compete ao educador manter essa chama acesa para que o sonho não esmoreça. Paulo Freire costumava dizer que o mais nobre papel do professor é o de gerenciar sonhos. E completava: “Professor é aquele que gosta de viver”. Gostar de viver é essencial para quem tem esse nobre mister de educar. Professores, diretores, funcionários, pais, mães… Educadores por excelência. Personagens que devem atuar juntos num palco onde convivem artistas extremamente talentosos: alunos e alunas que produzem, ensaiam e interpretam uma parte importante do texto de suas vidas. A união e o respeito entre esses atores é o que propicia o bom andamento do mágico espetáculo do aprendizado. Educar é um trabalho que requer a união entre a escola, a família e a comunidade. Acreditamos que a educação é composta por gestos e ações simples. Atitudes que ajudam a escola a ser mais participativa envolvente. Basta lembrarmos dos exemplos do passado. Todos vivenciamos experiências novas e maravilhosas com os professores que tivemos ao longo da vida. E o exemplo contribui para que não precisemos repetir os erros daqueles que não tiveram a coragem de ser afetivos e de imitar carinhosamente aqueles que nos tocam a alma. Grandes educadores de hoje contam histórias de seus mestres do passado. Rubem Alves fala de dona Clotilde, Inácio de Loyola Brandão fala de Joaquim Pinto Machado Júnior, o Machadinho… Já o saudoso Marcos Rey elegeu seu próprio pai como o mais original contador de histórias de sua vida. Professores deixam marcas indeléveis. Marcas que se perpetuam na memória e também no coração. Assim, que nesse primeiro dia de aula, cada mestre sinta no peito a mesma emoção de seu primeiro dia como professor. Dia em que se apresentou frente a uma platéia muito atuante e especial. Esperamos que todos esses personagens reais sejam capazes de sentir o mesmo frio na barriga que o grande ator Paulo Autran diz sentir quando sobe no palco e inicia, emocionado, mais uma peça de teatro. Por tudo isso, a todos aqueles que se dedicam ao instigante espetáculo da educação: uma excelente aula… Hoje e em todos os dias deste ano, que simboliza, nos dizeres do poeta, mais um “milagre da renovação”. Que 2016 seja repleto de realizações e grandes avanços na educação.










sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Encerramento da semana Pedagógica com a Equipe do NTE e o Prof. Doutor Amaury Junior.

No encerramento da Semana Pedagógica os professores da Rede Estadual de Ensino de Amambai reuniram-se no SIMTED para receber a equipe do NTE ( Núcleo de Tecnologia Educacional de Ponta Porã) e o prof DoutorAmaury Junior,com uma palestra abordando a Robótica na Educação, O principal objetivo da robótica educacional é promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros. Há variações no modo de aplicação e interação entre os alunos, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. Usando ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns aspectos de pesquisa, construção e automação. A diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional prof Caroline P. Cavalcante de Castro também salientou a importância da parceria dos professores regentes em atividades envolvendo os recursos tecnológicos, atualmente a cidade de Amambai conta com 5 professores gerenciadores de tecnologias educacionais todos estão engajados na missão de auxiliar e desenvolver projetos tanto de robótica como outros que necessitem das novas tecnologias educacionais,no início do encontro foi apresentado um vídeo trazendo para o lado metafórico entre Profissionais parteiros e Coveiros. Segue abaixo para leitura e uma reflexão para que você profissional da Educação seja um Parteiro.
Analisemos: quando uma pessoa compartilha conosco um sonho, projeto ou objetivo, lá no seu íntimo, mesmo sem expressar isso, ela espera uma contribuição, um incentivo, de nossa parte. Mas, no entanto, devido nosso pessimismo, egoísmo, inveja ou maldade, nós desmotivamos a tal pessoa fazendo-a desistir de ir em frente. Com isso, poderemos está enterrando uma grande ideia, sonho, ou projeto. Mas, quem nunca fez isso? Quem nunca foi coveiro pelo menos uma vez na vida? Por outro lado, imaginemos o prazer e satisfação, vermos alguém vencer na vida, crescer, chegar ao topo e termos a consciência de que contribuímos para que isso acontecesse. Que fomos bons parteiros ao ajudarmos a tal pessoa a dar à luz a estes projetos.
E aí? Parteiros ou coveiros? Qual você prefere? Em relação aos seus filhos, esposa, esposo, e até mesmo os amigos ou colegas, o que você está sendo ou prefere ser?
Coveiro ou parteiro?
Autor: Josildo S Neves













quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Semana Pedagógica 2016.

Pauta/Temas da Semana Pedagógica:22/02 até 26/02/2015
  •  Integração dos Professores novos com todos membros da Equipe (Apoio, Administrativo, etc), bem como o esclarecimento das metas  da escola a serem atingidas nesse novo ano;
  •  Análise dos dados do ano anterior (aprovação/reprovação/por sala/turma (índices: ex.IDEB e propostas para trabalhar com  Indicadores  QEDU, Devolutivas INEP)
  • Práticas Pedagógicas da Escola Dom Aquino, Família na Escola;
  • Ajustes no PPP com avaliação e monitoramento das metas estabelecidas, resolução SED n˚3015 de 05/02/2016, Avaliação de aprendizagem, conselho de classe. resolução SED n˚3003,de 08/01/2016 , Regimento Escolar.
  •  Desafios enfrentados no ano anterior, com definição de  ações /soluções para o novo ano que se inicia;
  •  Calendário escolar e estabelecimento da rotina escolar;
  •  Passagem da turma para o novo Professor  (informar as necessidades a serem trabalhadas e progressos já alcançados);
  •  Planejamento Geral (Plano de Ensino/Projetos/Reforço/Alunos com NEE/Avaliação);
  • Sala de Tecnologia Educacional, agendamentos, horários e cuidados com os recursos.
  • Formação Continuada: como ela ocorrerá durante o ano
  •  Avaliação Institucional e da Equipe: informar como ela ocorrerá;
  • Dia 26/02 Palestra no SIMTED de Amambai, com a Equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional de Ponta Porã com Tema: Tic´s ( Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano das Escolas e Robótica na Educação) na oportunidade será apresentado o computador Interativo.

                            Professores do período vespertino.
                               Professores do período vespertino.
                          Coordenadoras Gil e Solange com os professores do período matutino.
                           Diretora Cristiane acolhendo os professores do período vespertino.
              Diretora Cristiane, diretora Adjunta Márcia Lolli e as coordenadoras Gilvanda e Solange acolhendo os professores no início da semana pedagógica.
                  Coordenadora Maristela com a coordenadora Solange pauta sobre os indicadores QEDU.
                  Diretoras: Cristiane e Márcia apresentando o regimento, resoluções e avaliações de aprendizagem
                                 Diretoras: Cristiane e Márcia apresentando o regimento, resoluções e avaliações de aprendizagem